Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Penha recebem premiação de programa internacional de educação ambiental

Os alunos do 5º ano da Rede Municipal de Ensino foram premiados no concurso do programa internacional de educação ambiental “Ao Redor da Ibero-América”, com o tema “Aproveitando melhor os recursos: água, resíduos e energia”. O projeto foi promovido pela Veolia, empresa de soluções ambientais para cidades e indústrias, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Secretaria de Educação de Penha.

A grande campeã foi a aluna Manuela de Souza Nogueira, da EBM João Antônio Pinto, que ganhou uma bicicleta e certificado. Os alunos da EM Cipriano Silvino Custódio Miguel Ferreira Eyng e Miguel Rodrigo Bento ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente e ambos ganharam fone de ouvido, kit sustentável e certificado. A aluna vencedora agora disputa o título de campeã nacional e concorre a uma viagem com acompanhante para a região conhecida como Eje Cafetero, na Colômbia, local que inspirou o filme Encanto, da Disney. Lá encontrará os outros vencedores da América Latina. Ao todo, participaram 11 escolas municipais, totalizando 450 alunos e 16 professores.

Os professores dos alunos vencedores também foram premiados. A professora da campeã, Rosemeri Saturnino de Matos da Silva, ganhou uma caixa de som, microfone e certificado. Já a professora dos demais alunos, Gilmara Rodrigues Hagner, ganhou uma mochila e certificado.

O Programa

Conscientizar as crianças sobre a preservação ambiental e torná-las agentes da transformação ecológica é o principal objetivo do programa, que chega a sua 10ª edição no Brasil, incluindo as regiões sul, sudeste e nordeste. Ao longo de oito semanas, os professores trabalharam o tema com os alunos, com o objetivo de ampliar a discussão sobre as mudanças climáticas que estão em curso, além de mostrar exemplos concretos sobre o que têm sido feito para reverter este cenário.

.

.

Imagem: Prefeitura de Penha