Os alunos da Escola Básica Municipal João Batista da Cruz, na localidade do Mariscal, finalizaram nesta semana, a participação no maior torneio de robótica do mundo a First Lego League (FLL), em Joinville. Os 12 estudantes encararam disputas de robôs que construíram e programaram, conheceram equipamentos de alta tecnologia, se apresentaram para uma banca de juízes e falaram sobre seus projetos de inovação.
Os alunos foram acompanhados pelo professor André Machado, especialista em tecnologia e formado em automação industrial, e dos técnicos das equipes, Professora Janaína Neide de Souza da Lego Lords, e professor Sandro Ricardo da equipe Elite Mariscal. Além de toda a experiência com os robôs, os alunos também ficaram responsáveis pela decoração dos estandes, interagiram com outros participantes e se divertiram muito.
Além da participação na robótica, a FLL promoveu uma competição paralela: o Festival de Cosplay. Nesta etapa, o aluno da escola de Penha, Emanuel Batista da Cruz, do 7º Ano, foi o grande vencedor enfrentando 20 concorrentes com a fantasia Roronoa Zoro, da série de mangá One Piece.
Também participaram da disputa do cosplay da FFL a aluna Ana Júlia Bennert, do 6º Ano II, com a fantasia e performance de Kitty Pata Mansa, do filme Gato de Botas; o aluno Guilherme de Souza, do 6º Ano II, que foi de Bem 10; e Rafael Mombaque, do 6º Ano I, que representou o Gaúcho Negro, personagem da literatura gaúcha e que até já virou filme com Letícia Spiller e Xuxa.
O grupo foi à competição através da Secretaria de Educação e ainda contou com patrocínio das empresas Júlio Lanches, Centro Educacional Albatroz, DNC e Nelson Bennert Fernandes, que contribuíram para a confecção das camisetas e dos banners das duas equipes e da alimentação dos atletas.
Mais sobre a escola
A Escola de ensino integral possui atualmente cerca de 400 alunos, do 1º ao 9º ano, com aprendizado educacional e atividades extracurriculares das 7h às 17h. Além da grade comum educacional, os alunos têm na grade oficinas de comunicação e mídias, teatro, esporte, educação financeira, oficina criativa, além da robótica, em parceria com o sistema SESI. Nas aulas de robótica participam os alunos dos anos iniciais e finais, contemplando a parte de programação e montagem.