Alunos do curso de costura criativa da Fundação Municipal de Cultura e artesões do município estão confeccionando máscaras de pano e TNT e jalecos para distribuir aos profissionais da saúde de Balneário Piçarras. A produção está sendo feita home office e passará por etapas de higienização antes da distribuição.
A iniciativa está sendo tomada para auxiliar médicos e profissionais da saúde a se manterem preservados da contaminação do COVID-19. Até o momento foram produzidas 400 peças de máscaras que serão encaminhadas para a devida higienização e depois seguem para a Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras.
Já a produção dos jalecos teve início nesta segunda-feira (23). “Queremos proporcionar aos médicos que atendam utilizando jalecos descartáveis, evitando que utilize a mesma peça em mais de um atendimento. Dessa forma ajudamos a evitar a proliferação do coronavírus dentro das unidades de saúde”, explica professora do curso de costura criativa, Valéria Hanyama.
Toda a confecção está sendo feita em casa (home office) seguindo as normas de isolamento social. As peças são produzidas com máquinas de costura dos próprios alunos ou por empréstimo da Fundação Municipal de Cultura e do SENAI.
“Vivemos um momento em que é preciso solidariedade. Cada um ajuda como pode mesmo em quarentena. A iniciativa não só auxilia os médicos como ajuda as pessoas a ocuparem a mente e lidarem com mais facilidade o isolamento social”, afirma a Presidente da Fundação Cultural, Silvana Rebello.
As pessoas que quiserem ajudar como voluntariadas também podem. Os interessados devem entrar em contato com a Valéria através do telefone (47) 98404-7258. Toda a matéria prima é cedida pela Fundação Municipal de Cultura.