Alunos do projeto ‘Casa da Artista’ integrarão Mostra de Talentos ao lado da Igreja Matriz em Barra Velha
Neste sábado, 18 de dezembro, os alunos da professora de artes Rosi Ana Stopa vão mostrar a que vieram. A “1a Mostra de Novos Talentos 21” expõe a produção artística de um dedicado grupo de alunos de Rosi Ana, e dela mesma – que assina “Zystopa”, uma expoente da pintura e do artesanato local. A mostra será às 19h30, no auditório do centro pastoral da Igreja Matriz Divino Espírito Santo.
Ao todo, 16 alunos da “Casa da Artista”, mantida por Zystopa, apresentarão seus trabalhos, com apoio da Diretoria de Cultura da Prefeitura local. Rosi Ana ministra aulas de pintura e artesanato em Barra Velha há três anos. “Era um desejo antigo. Tive alunos em outras cidades onde morei e em Barra Velha ministrava aulas em casa, o que originou o nome ‘Casa da Artista’, destaca ela, que ainda integra coletivas e mostras em toda a região do litoral norte.
Por serem oficinas de aprendizado, e não necessariamente uma escola, Rosi Ana detalha que o curso não possui um período definido, mas em 2021, foi possível trabalhar com 20 alunos, dos quais 16 ficaram aptos à exposição. Em média, são dois anos de aprendizado. “O resultado depende de cada aprendiz, da sua busca, do seu empenho e dos motivos que o levaram até o ateliê”, diz ela.
A ‘Casa da Artista’, ligada ao Ateliê Coralina, oferece conhecimento prático em pintura sobre tela, repassado nas oficinas, desde a preparação das telas, escolha dos materiais, preparo das tintas, até a elaboração de obras nas diversas técnicas e estilos. “De acordo com o gosto pessoal do aprendiz”, frisa a professora.
A cada dois anos de oficinas, o aprendiz recebe um certificado de participação contendo descrito os conteúdos trabalhados. Em geral, o curso é pago, mas Zystopa também tem um trabalho social. “Temos alunos mantidos por padrinhos. E descontos especiais em forma de bolsa para que todos possam realizar o desejo de pintar”, pontua ela. Para 2022, as aulas seguem, mas haverá novidades – que a artista ainda reserva. As aulas de artesanato seguirão às segundas, e às sextas-feiras, ocorrem aulas de desenho.
A artista
Rosi Ana Stopa é formada em Ciências e Letras e também em Biologia Plena, além de especialista em metodologia de ensino e bacharelanda em artes visuais. Natural de Itaiópolis, Santa Catarina, mora em Barra Velha e é aposentada como escrivã da Polícia Civil.
Iniciou as atividades artísticas em 1979 e tem obras espalhadas pelo Brasil, Portugal, Argentina, Alemanha e Áustria. O reconhecimento veio em 2021, quando de sua entrada na Associação Internacional de Escritores e Artistas (Literarte).
Foi premiada pela Embaixada do Congo no Brasil em 2013, participou do Catálogo Literário Brasil/Alemanha no mesmo ano, e da exposição intercultural de Literatura, Arte e Saberes Criativos, na Áustria, onde possui obra no acervo do castelo de Colbenz.
Recebeu prêmios ainda em Ouro Preto, MG; Rio de Janeiro, RJ, e em 2015 o título “Ambassadeur de La Divine Academie Française des Arts, Lettres et Culture”, durante a cerimônia “D’Onneys et Reconnaissance aux Femmes et Hommes de Valeur”, em Paris, França.
Já em 2016, recebeu o Troféu Imprensa Sem Fronteiras, e agora, em 2021, o troféu e medalha Mário Quintana, em Caxias do Sul, RS. Em Barra Velha, participou com textos da antologia “Nossas Palavras, Volume 2”, da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, Seccional Barra Velha.
Aprendizes Participantes da Mostra
Carla Dolores Haslinger
Carmen Beatriz Kaczorowski
Enzo Thiago Garsal Flores
Fátima Silva Schmitz
Gabriel da Silva Gonçalves
Giane Melo Silva
Isabela Pitta Retzlaff
Ivonete de Souza
Luiz Artur de Simas
Maria Júlia Rebello Genauck
Maria Vitória Bortolaz Silva
Matheus Comelli
Nicolly Cordeiro Nardelli dos Santos
Osmar Batista da Silva
Simone M. B. Silva
Vanessa Kath Sirena.
Imagem: Juvan Souza Neto