[VÍDEO] Alunos promovem limpeza em escola municipal de Penha e prefeitura diz que faz parte de gincana; pais denunciam falta de servidores há semanas
[ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, AO FINAL DA MATÉRIA] Há cerca de 10 dias, o Penha Online vem recebendo informações a respeito da falta de equipes de limpeza na escola municipal Rubens, no Centro de Penha. Na ocasião, a prefeitura foi questionada e não deu retorno. Agora, na manhã desta quinta-feira(22), chegou ao Penha Online imagens de estudantes limpando a sala de aula, incluindo os vidros das janelas. “Escola Rubens já está a mais de 25 dias sem o pessoal da limpeza. Antes do recesso escolar foram dispensados todos e até agora só tem duas pessoas que vieram do concurso para limpar uma escola de quase mil alunos… salas de aulas sujas, banheiro dos professores muitas vezes nem dá para usar… uma tristeza. Somente duas funcionárias do concurso e uma estava doente”, disse uma mãe. Outra relatou o ocorrido nos vídeos: “Isso é uma vergonha. Foi a professora de história. Mandaram fazer faxina”.
Procurada novamente, a prefeitura deu o seguinte retorno. “A ação faz parte do Projeto Sustentabilidade na Escola. Dentro desse projeto os professores estão promovendo a Gincana da Sustentabilidade para incentivar os alunos do 6º ao 9º ano a cuidar do meio ambiente e da nossa escola. Uma das tarefas das turmas é cuidar da limpeza das suas salas de aula, além de usarem o uniforme, evitar o desperdício de alimentos na merenda, coletar óleo de cozinha evitando jogar o óleo no meio ambiente (foi montado, inclusive um ponto de coleta de óleo na escola), e tudo isso são tarefas da gincana para as crianças ganharem pontos e conquistarem as premiações. O projeto foi pensado devido ao grave problema da depredação, sujeira e falta se cuidado com o patrimônio público em nossa escola. As crianças jogavam lixo demais no chão, as salas eram muito sujas e com a gincana a ideia é despertar nos alunos o sentimento de cuidado com a escola – eles mesmos ajudando a conservar o ambiente limpo e organizado. Além disso, o grave problema das mudanças climáticas e do colapso ambiental que estamos vivendo torna urgente chamar a atenção da comunidade escolar para a importância da educação ambiental e da realização de ações práticas que promovam a sustentabilidade”.
Ao serem informados da resposta oficial da prefeitura, os reclamantes rechaçaram: “É mentira, tá? A professora falou que não tem ninguém na limpeza, é só uma mulher que era para ajudar a tiazinha da limpeza e botou todos os adolescentes a limpar a sala. Isso é mentira da prefeitura, que absurdo. A professora pediu sim pra limpar e não tem nada a ver com a gincana. A gincana é de sustentabilidade. Tem muita criança que passou mal por causa do cloro, encheram de cloro. Sustentabilidade eles mandaram tirar o lixinho da sala, é uma folha, é um papel, agora lidar com q boa, cloro, pendurado na janela, como tem as cenas do vídeo, tem criança até que passou mal, eles estão de sacanagem, né? É brincadeira eles inventar isso para proteger quem mandou fazer isso”. A prefeitura recebeu a nova resposta dos reclamantes, porém não deu um novo retorno.
.