Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Alunos vão aplicar projeto de arquitetura na Escola Felicidade, em Balneário Piçarras

Você é capaz de mudar o mundo para melhor? Essa é a pergunta que o arquiteto Gabriel Volpi faz em seu primeiro encontro com as turmas participantes do projeto social ARQINOVAESCOLA. Em 2023, os escolhidos foram as turmas do sétimo ano da Escola Professora Felicidade Pinto Figueiredo, para trabalhar o tema “Brasilidade”. O projeto, 100% sem custos, incentiva os estudantes a criarem propostas para mudar a estrutura de seu ambiente escolar e do município de Balneário Piçarras. O objetivo é dar voz aos alunos e mostrar que suas ideias são bem-vindas e podem se tornar realidade.

Os projetos dos estudantes serão desenvolvidos a partir do mês de agosto até o mês de dezembro, com o apoio do arquiteto Gabriel, que estará presente nas aulas uma vez por semana. A intenção é envolver a escola, a comunidade e empresas parceiras para que juntos possam construir as mudanças sugeridas de maneira comunitária, buscando quais iniciativas são possíveis no contexto escolar e municipal.

Em 2023, além da Escola Professora Felicidade Pinto Figueiredo, será parte do projeto a Escola Básica Municipal João Antônio Pinto, do município de Penha. O encerramento, no mês de dezembro, promove o intercâmbio entre as duas escolas para que possam apresentar uma a outra os projetos que os alunos desenvolveram. Após as apresentações, os alunos que visitaram a outra escola votam quais são os melhores projetos. Com os destaques das duas escolas participantes, o arquiteto Gabriel usa os critérios relação com o tema, participação em sala de aula e conceito do projeto para escolher a melhor proposta do ARQINOVAESCOLA 2023.

Além da integração promovida pelo projeto, o arquiteto conta que a união para mudança transforma o ambiente de sala de aula não só na estrutura, como nas atitudes dos alunos e professores. Os participantes se envolvem quando percebem que são elementos fundamentais para o bom funcionamento das instituições de ensino, e que suas atitudes podem transformar o ambiente para melhor.

 

Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras