Ambulatório de feridas atende quase 7 mil pacientes em 2023 em Penha, afirma prefeitura
Com um ano de atuação, o ambulatório de feridas da Secretaria de Saúde de Penha já fez a diferença na vida de muitas pessoas. Neste período foram realizados 6593 atendimentos, sendo 47 pacientes que receberam alta do ambulatório com feridas crônicas cicatrizadas. O programa partiu da inexistência de uma padronização dos materiais dispensados para a realização de curativos, diminuindo os custos e tempo do tratamento ao paciente.
A equipe composta por um enfermeiro e um técnico em enfermagem, que realizam atendimentos domiciliares e nas unidades de saúde – realizando os atendimentos de acordo com as demandas de cada local – com materiais específicos para cada tipo de lesão e fase da cicatrização, reduzindo a dor e acelerando a recuperação dos pacientes.
O enfermeiro do Programa, Juliano Lançana, ressalta que a ação veio preconizar insumos e curativos da rede pública. “Foi visto a necessidade de padronizar os cuidados e direcionar a assistência a fim de garantir um atendimento assertivo de qualidade, diminuir o tempo de cicatrização e reduzir custos para o município”, pontua.
A paciente Márcia de Souza Rescarolli foi uma das pacientes que teve a sua ferida cicatrizada de forma rápida após o tratamento no ambulatório.
“Certo dia fui viajar, bati numa ponta de ferro e começou ferida. Nisso fiquei mais de um ano com dores, sofrendo muito e com a ferida cada vez pior. Até que comecei o tratamento no ambulatório e foi maravilhoso, com carinho, atenção e profissionalismo. Hoje estou curada, a ferida fechou e já estou fazendo hidroginástica e até ajudei a pintar a casa”, pontua Márcia.
O Secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros, destaca o atendimento humanizado e a importância da equipe multidisciplinar. “O objetivo do trabalho é um atendimento ainda mais humanizado, atendendo o paciente que possui limitações de locomoção. A equipe realiza um diagnóstico amplo, com tudo o que é necessário na busca pela recuperação do paciente”, finaliza.
Para aderir ao programa, basta procurar a unidade de saúde mais próxima e solicitar atendimento aos profissionais.
.
.
Imagem: Prefeitura de Penha