Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

[VÍDEO] Andarilhos tomam conta da Praia Alegre e moradores de Penha pedem socorro

Pessoas em situação de rua estão em grande volume ao longo da Rua Ivo Silveira, a beira-mar da Praia Alegre, em Penha, e ruas adjacentes. Os moradores e comerciantes da localidade estão frustrados com a falta de políticas públicas do município e com a situação de abandono do local. “Não tem mais como andar na Praia Alegre, os andarilhos tomando conta de tudo. Urinando, falando palavrões de baixo calão, gritando, bebendo cachaça fornecida por um estabelecimento que troca supostos reciclados por Corotes. Em nome dos moradores da Praia Alegre pedimos sua ajuda, pedimos providências, nossa Praia Alegre está largada aos marginais. Isso é corriqueiro, é todos os dias. Isso é rotina. E o pessoal tá esgotado, né? Tá todo mundo cansado. A gente não pode mais sair de casa pra dar uma caminhadinha na praia, pra levar as crianças. Tá insuportável”, relatou ao Penha Online uma das moradoras. Nas últimas semanas, uma briga entre andarilhos resultou em ferimentos graves em um deles, após sofrer golpes com uma pedra em sua cabeça. Por este e por outros problemas relacionados à presença das pessoas em situação de rua no local, os vizinhos literalmente pedem socorro às forças de segurança e à Prefeitura de Penha.
.
Nesta quinta-feira, 2, a nova gestão do município começou a limpeza do prédio em frente à Prefeitura – onde antes era sede da Secretaria da Fazenda. O local vinha sendo utilizado por moradores em situação de rua, que também foram orientados a deixar o espaço. A ação vai ao encontro de constantes reclamações da população, diante da situação de abandono do espaço. “É um trabalho que busca manter a ordem pública e que ganhará um viés mais intenso nesta gestão”, pontuou o secretário de Trânsito, Mário Alves de Oliveira Filho, o Marinho. O secretário de Assistência Social, Diogo da Silva, reforça que a pasta irá trabalhar em políticas públicas estratégicas para focar na reintegração social dos moradores em situação de rua. “É preciso criar um projeto específico para essa questão, pensado para que esse grupo deixe essa situação de vulnerabilidade”, acrescentou.
.
No ano passado, a Prefeitura de Penha, com o aval da Câmara de Vereadores, realizou a doação do prédio de 598 metros quadrados ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Santa Catarina (CBMSC). O prefeito, Luizinho Américo (PL), já possui um acordo apalavrado com o CBMSC para que a doação seja desfeita. Em compensação, o Governo Municipal irá doar área de terra para que o Governo do Estado promova a construção de um quartel adequado. “Esse é um prédio que não atende as reais necessidades da Corporação, que precisa de um quartel moderno. Já estamos em conversação para o destrato da doação e articulação com o Estado para essa obra”, afirmou o prefeito. A intenção do Governo Municipal é revitalizar o prédio e trazer a sede da Secretaria da Saúde para o espaço. “Essa medida vai ao encontro da nossa promessa de reduzir os custos mensais com aluguéis. É um prédio central, o que facilita o acesso de toda a comunidade”, finaliza. Confira o vídeo abaixo.
.