Aplicativo permite cadastro de câmeras privadas ao sistema de monitoramento de Penha


PUBLICIDADE

Penha está intensificando a adesão pública ao projeto de monitoramento urbano, o “Penha Conecta” – lançado em julho do ano passado. Agora, através ao aplicativo “Urbanii Comunidades”, disponível para Android e IOS, a população pode manifestar interesse de interligar suas câmeras de segurança ao sistema municipal.

Hoje, segundo a Prefeitura, são 233 câmeras que monitoram o cotidiano penhense. Através do aplicativo a pessoa interessada preenche um cadastro. “Após uma análise preliminar, nós fazemos contato e ingressamos com a inclusão da câmera ao Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) da Prefeitura”, detalha o CEO da empresa Urbanii, Rubem Henrique Silva. No CIOPS, há servidores que realizam o monitoramento e repassam informações às forças de segurança do Estado – quando solicitado.

Destas 233 câmeras atuais, dez delas são da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/SC), 40 da comunidade e 183 da Urbanii – sendo 11 com tecnologia de identificação de placas e reconhecimento facial.

Por conta da nova Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, as imagens deixaram de ter acesso livre à sociedade. Para obter alguma situação em específico, é preciso apresentar um Boletim de Ocorrência e assinar um termo de comprometimento de sigilo com as imagens recebidas. O “APP Urbanii” Comunidades também possui funcionalidades como botão do pânico e o registro de ocorrências.

Até o final do primeiro semestre, a intenção do Governo Municipal é elevar para 300 o número de câmeras na cidade.

 

Imagem: Prefeitura de Penha