Aquiles informa acordo com Águas de Penha e início das obras de tratamento de esgoto em seis meses; prefeito anuncia também que Penha se tornará Comarca em agosto


PUBLICIDADE

Na noite desta segunda-feira (04), o prefeito de Penha, Aquiles da Costa, participou da sessão ordinária na Câmara de Vereadores, tendo sido convidado pelos vereadores para que se fizesse presente e falasse sobre as obras executadas via empréstimo de R$ 50 milhões do Finisa.

Após os procedimentos iniciais tradicionais das sessões, o prefeito subiu à tribuna e iniciou exibindo um vídeo que trazia imagens de ruas já prontas e outras ainda em execução. Na sequência Aquiles trouxe duas notícias muito importantes para a cidade.

Segundo ele, uma reunião ocorrida no fim da tarde desta segunda-feira definiu que as obras de saneamento básico de Penha devem iniciar em janeiro de 2023. A reunião entre membros da prefeitura, Águas de Penha, Ministério Público e judiciário, selou – segundo o prefeito – um acordo que pode ter encerrado as disputas judiciais e assim, levantar bandeira branca para o início da construção da Estação de Tratamento de Esgoto, que por sua vez deve dar fim principalmente às línguas de esgoto que escorrem pelas praias da cidade.

Na sequência, Aquiles anunciou a instalação da Comarca de Penha, que segundo ele, deve ser realizada no mês de agosto próximo, a partir de uma reunião entre várias autoridades, tornando assim a cidade de Penha independente da Comarca de Balneário Piçarras.

Antes de passar a responder as perguntas dos vereadores no retorno ao assunto das obras em andamento pela cidade, o prefeito apresentou o Projeto Penha Inteligente, que deve implantar a operação de um parque de iluminação pública, instalar uma usina de geração de energia fotovoltaica e também fomentar um sistema de fibra ótica da cidade. Com estes investimentos, seria possível, reduzir os gastos com iluminação pública, ofertar energia elétrica para as demandas da cidade e também ser detentora de um sistema de fibra ótica na cidade, podendo explorar a prestação de serviços a partir dela e também oferecer internet gratuita em vários pontos da cidade.

Durante a semana o Penha Online deve trazer informações mais detalhadas sobre as novidades trazidas pelo prefeito.

.

.

Imagem: Câmara de Vereadores de Penha