Arquitetura gera felicidade? Por Janete Krueger
Desenvolver uma cidade é promover oportunidade. Difícil dizer se o ambiente urbano motiva mudanças sociais ou se os padrões da sociedade impõem o desenvolvimento urbano.
O dinamarquês Peter Kronstrom, especialista em futuros do Copenhagen Institute for Futures Studies Latin America, já previa o que seriam as Smart Cities, ou cidades inteligentes.
Para o futurólogo, “já é possível planejar a cidade perfeita com informação e tecnologia. Afinal, cidades planejadas para as pessoas facilitam a vida feliz”.
Construindo a “Feliz cidade”
No Brasil, quase 90% das pessoas vive em regiões urbanizadas. Segundo Peter, este padrão é esperado para o resto do mundo até 2050. Porém, “a cidade do futuro precisa resgatar o vínculo com a natureza e as áreas recreativas. Ela existe para a gente trabalhar, mas, acima de tudo, viver”.
Entre as tendências para a arquitetura está a criação de espaços e edifícios multiuso. A arquitetura tem papel fundamental no futuro das cidades e o arquiteto e urbanista na sua construção. Além de casas, lojas e prédios funcionais, é fundamental facilitar a felicidade dos moradores.
—
JANETE KRUEGER
ARQUITETA URBANISTA – CAU A 36058-9
CONSELHEIRA CAU SC – 2021/2023
Arquiteta especialista em Arquitetura no Mercado de Luxo
Egressa no MBA de Gestão de Obras
Coordenadora do Clube da Madame Fifi – mulheres empreendedoras
Gestora do Espaço Hubert
Fone: (47) 3361 6459
Whats: (47) 99144 6040