Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Arteris Litoral Sul vai apresentar estudos para implantação da terceira faixa da BR-101 e projetos para liberação e execução até dezembro de 2023

Durante esta semana, prefeitos da AMFRI (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí), representantes da Assembleia Legislativa e demais autoridades da região estiveram em Brasília mais uma vez para audiência na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e voltam com conversas avançadas para a resolução do problema de Mobilidade da BR-101.

A Arteris se comprometeu em apresentar dentro do prazo de duas semanas os estudos para implantação da terceira faixa e os projetos para liberação e execução até dezembro de 2023. Sendo assim espera-se que se libere o acostamento como terceira faixa da BR-101 no trecho que envolve a região da AMFRI para a temporada de verão onde os congestionamentos são intensificados com a vinda de turistas.

O próximo passo será uma reunião com a superintendência da Policia Rodoviária Federal para apresentar os projetos e alternativas pois como não estava previsto inicialmente na concessão, há também a necessidade de aprovação. Informações como alargamento de faixa de acostamento, melhoria em alguns pontos e horário de liberação da terceira faixa serão apresentados pela Arteris nesta nova reunião.

Vale lembrar que há várias obras de infraestrutura que são necessárias como a ligação das marginais, novas pontes, criação de terceira e demais obras para desafogar o trânsito no trecho que abrange desde Balneário Piçarras até Porto Belo.

“A pauta mobilidade é número 1 para nós nesse momento e não vamos descansar até que consigamos liberar a terceira faixa e posteriormente resolver esse problema de uma vez com todas as obras necessárias”, afirmou o Presidente da AMFRI, Paulo Henrique Dalago Muller.

 

Imagem: arquivo / Arteris Litoral Sul