Nesta semana, foi condenado a 220 anos de prisão, o homem que matou quatro crianças em 05 de abril de 2023, numa creche na cidade de Blumenau. O crime chocou todo o estado de Santa Catarina e diversas cidades adotaram guardas armados em suas unidades de ensino, para prevenir e evitar ataques semelhantes, inclusive o município de Penha, que contratou uma empresa de segurança para prestar o serviço por 90 dias.
Posteriormente, em 02 de agosto de 2023, a prefeitura de Penha anunciou que todas as 25 unidades escolares da rede municipal de ensino passariam a ter rondas diárias do veículo denominado UrbaniiView, não contando mais com guardas nas escolas. O veículo possuía uma câmera 360° de monitoramento integrada ao Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS). Além disso, segundo a prefeitura à época, as escolas teria começado a receber câmeras de monitoramento, garantindo ainda mais segurança a toda a comunidade escolar, e que há um trabalho em conjunto com a Polícia Militar, Civil e Rodoviária Federal, por meio do CIOPS, que estaria contando com mais de 200 câmeras disponíveis para acesso dos órgãos de segurança.
A prefeitura afirmou também que a empresa Urbanii possui canal de comunicação exclusivo diário com todas as unidades de ensino, garantindo segurança em qualquer situação que possa acontecer. Ainda segundo a prefeitura, botões de pânico também seriam instalados em todas as 25 unidades de ensino, e quando ativados, repassam os alertas ao CIOPS e às forças de segurança, informando imediatamente sobre a ocorrência. A nota oficial emitia na época garantia que totens com câmeras de monitoramento também seriam instalados, e que eles englobam tecnologia e segurança, sempre integrados ao CIOPS, e que todas as unidades escolares teriam controle de acesso, com profissionais orientados para que apenas pessoas autorizadas possam entrar.
Nesta sexta-feira(30), o Penha Online questionou a prefeitura de Penha sobre a previsão para retomada do serviço de guarda nas escolas e recebeu a seguinte nota: “O município realizou o CTISP e até o momento tem garantido um policial de reserva – que atuará na maior escola municipal Rubens João de Souza. O vigia que hoje está no Rubens irá para outra unidade escolar, e o Município também está chamando outros vigias de concurso público para fazer a segurança em todas as unidades escolares”.
.
.
Imagem: prefeitura de Penha