Nesta sexta-feira (19), aconteceu o primeiro encontro da formação de entrevistadores com escuta especializada. A ação faz parte do protocolo integrado de atendimento às crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, que tem o objetivo da formação é integrar a rede de proteção do município de Balneário Piçarras.
A formação reúne membros do grupo de trabalho, formado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICAPI), Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar e Polícia Militar, sendo convidados ainda a Fundação Cultural e a Secretaria de Esporte e Lazer.
A primeira reunião abordou as temáticas de legislações e histórico, contextualização para realidade, conceito do procedimento de escuta especializada, tipos de violência e direcionamentos. A ação vai contribuir para a garantia da proteção social das crianças e adolescentes à luz Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Lei 13.431/17. Para isso, vai trabalhar com conceitos dos envolvidos na implementação dessa proteção: poder público, família e sociedade em geral.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras