Assistência Social de Penha promove abordagem social com moradores


PUBLICIDADE

Aconteceu na tarde desta quinta, mais uma medida sócio-educativa promovida pela Secretaria de Assistência Social e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) junto aos moradores de rua de Penha, com objetivo de resgate social.

Os sem-teto foram convidados a uma roda de conversa, onde foi discutido sua presença dentro da sociedade, tanto seus direitos quanto seus deveres dentro da cidade. “Recebemos queixas de muitos moradores e comerciantes sobre invasões, aparência dos moradores de rua e seus hábitos, e procuramos com essa conversa conscientizar o sem-teto que se ele tem o direito de ir e vir, para garantir uma tolerância e solidariedade da sociedade, também precisa observar algumas regras sociais”, resume o psicólogo Cláudio de Souza Limeira, do CREAS.

Além da conversa e orientação, foi oferecido uma refeição aos moradores de rua. “Essa é apenas uma das ações de resgate que fazemos”, informa a coordenadora do Centro de Referência, Soeli Aparecida Ramalho Alves. “Aqui no CREAS os moradores de rua também tem oportunidade tomar banho diariamente, distribuímos escova de dente e creme bucal, damos toalha, e com a ajuda de doações, também roupas, porque o resgate da dignidade começa na aparência do ser humano, que é um primeiro passo para ajuda-los a sair dessa condição”, explica.

Quem quiser fazer doações de roupas para o CREAS pode deixar no próprio centro, que está situado na Rua Duque de Caxias, no centro, com horário de funcionamento das 12 às 18 horas. Soeli também informa que entidades no município fazem trabalho solidário de oferecer refeições aos moradores de rua, e que maiores informações de como participar podem ser buscadas na entidade.

 

Com informações da Prefeitura de Penha