Balneário Piçarras promove a 3ª Semana de Conscientização sobre o Autismo em parceria com a Associação de Apoio aos Autistas de Balneário Piçarras (AMA) e a prefeitura. A programação será alusiva ao mês de conscientização sobre o autismo e contará com diversas atividades para conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
As atividades começam no dia 4 de abril, com a participação do lançamento da Frente Parlamentar Catarinense em Defesa das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista na ALESC. A Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras também é parceira nesta iniciativa.
No dia 5 e 6 de abril, será realizado o projeto Conhecendo o Autismo, com palestras nas empresas de grande porte da região. A Secretaria de Assistência Social também é parceira nesta ação. No dia 8 de abril tem a pintura da arte urbana de conscientização sobre o autismo e entrega de ovinhos de chocolate aos associados, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura.
Já nos dias 10 e 11 de abril, será apresentado o espetáculo “Nosso amigo Aminha” com a dupla Flor e Beija-flor em quatro escolas municipais, parceria da Cultura com a Secretaria de Educação. Nos dias 12 e 13 de abril, é a vez das escolas de Balneário Piçarras receberem o projeto Conhecendo o Autismo, com palestras sobre o tema. Por fim, no dia 15 de abril, acontecerá o “Aulão da Diversidade” com a turma de Zumba da Casa Azul.
A Semana de Conscientização sobre o Autismo foi instituída em Balneário Piçarras por meio da Lei Municipal nº 791/2021, em alusão ao dia 2 de abril, data voltada para a conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é um transtorno que se caracteriza, entre outras manifestações, por dificuldade de interação social e presença de comportamentos repetitivos.
O projeto Conhecendo o Autismo, que será realizado em várias atividades da semana, consiste em encontros para apresentação do autismo e suas implicações na saúde, vida familiar e sociedade. Pode ser mediado por profissional especialista parceiro da AMA, por familiares associados ou pelos próprios autistas, dependendo da necessidade, do público e do ambiente.
O projeto vem sendo desenvolvido em OSCs, escolas, empresas, igrejas e demais espaços sociais. Os resultados obtidos são a conscientização da sociedade a respeito da neurodiversidade, a necessidade de apoio às famílias e o combate ao preconceito. O projeto prevê adaptação de conteúdo e linguagem dependendo do público.
Para mais informações, basta entrar em contato através do WhatsApp da AMA, no (47) 9 9941-4074.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras