A Associação de Assistência ao Portador e Ex-portador de Câncer de Barra Velha (AAPEC) participa amanhã de solenidade on line com o Consulado Geral do Japão no Brasil em Curitiba, visando a assinatura para o projeto de aquisição de uma van adaptada para o transporte de pacientes, que ocorre a partir das 15h30, através de um aplicativo de reuniões.
Segundo a presidente da AAPEC, Loreti Torres, será um momento especial para a instituição, que hoje atende mais de 100 pacientes de câncer no munícipio, com variado gênero de apoios e acolhimento.
A intermediação desta aquisição foi conseguida através do projeto encaminhado pela “Escola de Líderes”, vinculada ao mandato da deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha (sem partido), e os recursos serão liberados à compra do veículo. Caberá à AAPEC a compra e adaptação para o transporte de pacientes.
“É mais um apoio importante, entre tantos que a AAPEC já recebeu, mas sobretudo, mostrando não apenas as parcerias que temos com vários parlamentares, em especial a própria Paulinha, mas também o carinho do povo japonês para com o Brasil, para com Santa Catarina e com nossa Barra Velha”, observa Loreti.
Além das autoridades japonesas presentes virtualmente na solenidade, participarão do evento a própria Loreti, deputada Paulinha, integrantes da diretoria e voluntariado, e ainda o prefeito Douglas da Costa (PL) e imprensa, entre outros.
Saiba mais
Os contatos com o consulado foram iniciados em 2021, com a Escola de Líderes, que viabilizou a visita do cônsul interino do Japão, Kazuu Wakaeda, a Barra Velha, especialmente para conhecer a sede da associação.
“A visita deu-se após termos recebido o projeto solicitando apoio para auxiliar no transporte de pacientes aos hospitais, clínicas e consultórios da região em busca do tratamento para o câncer”, considerou Wakaeda, em outubro do ano passado. Marcelo Koche, que idealizou o projeto a pedido da parlamentar, ressaltou a excelente receptividade do povo japonês nos pleitos da associação.
A Associação de Assistência aos Portadores e Ex-Portadores de Câncer de Barra Velha, idealizada em setembro de 2005 pela saudosa Laurita Pedroso de Oliveira e por um grupo de pessoas sensíveis aos sofrimentos inerentes ao diagnóstico do câncer e desinformações e exclusão dos portadores dessa doença, é entidade civil de caráter assistencial, sem fins lucrativos, de direito privado e de âmbito nacional, com sede e foro em Barra Velha.
Imagem: Divulgação