Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Atenção para golpes sendo praticados via telefone ou smartphone em Penha e região

Smartphone, celular, em uso.

Nos últimos dias o Penha Online tem recebido diversos relatos de moradores de Penha e região, acerca de golpes via internet e ligações telefônicas. Todos os golpes são “manjados”, conhecidos, no entanto continuam fazendo vítimas. O que fazer diante de qualquer um deles? A palavra-chave é: DESCONFIE. Não acredite em nada, suspeite de tudo. Informe-se sempre. Abaixo vamos listar alguns deles, começando pelo mais clássico:

– SEQUESTRO: que nunca recebeu ligação de alguém dizendo que estava com um filho seu? Os golpistas ligam e informam estar com o filho ou parente da pessoa que atende a ligação, incrementando a tentativa de ludibriar a vítima com o uso de um ator falando e chorando em tom de voz aparentemente do suposto sequestrado. Bata o telefone, é golpe.

– PARENTE LIGANDO: liga para você alguém dizendo que é seu sobrinho, primo, tio, e que estava indo lhe visitar, no entanto o carro estragou, ou foi batido no caminho, e lhe pede um depósito para motivo A ou B.

– FALSO CURSO: sites ou redes sociais de uma suposta instituição oferecendo curso gratuito no seu município. Em geral é golpe apenas para coletar dados das pessoas que tentam se cadastrar.

– FALSO EMPREGO: também para coletar dados das vítimas, supostas empresas oferecem determinados empregos aparentemente fáceis, no tipo “trabalhe em casa”, porém após o cadastro, desaparecem.

– SMS MAL-INTENCIONADO: criminosos enviam mensagens SMS para o seu número, solicitando que você “clique no link” e resolva sua pendência no banco. Ao clicar, a vítima abre a porta do seu smartphone ou computador para a instalação de programas que irão furtar dinheiro e/ou promover outro tipo de prejuízo.

Apesar de muitos destes golpes serem praticados por criminosos que já se encontram presos, é importante anotar os números de denunciar à Polícia Civil.

 

Imagem: Agência Brasil