Bairro Itacolomi será o primeiro contemplado pelos Ecopontos do Programa Recicla Aí


PUBLICIDADE

A Fundação do Meio Ambiente de Balneário Piçarras divulgou nesta terça-feira (09) o cronograma de implantação dos primeiros quatro Ecopontos que fazem parte do Programa Municipal de Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Recicla Aí. Os equipamentos serão instalados no Bairro Itacolomi.

Os novos equipamentos seguirão o mesmo padrão do já instalado na Praça de Todas as Idades, que fica na Avenida Getúlio Vargas, porém com maior compartimento para materiais recicláveis (metal, papel, plástico e vidro) e possibilidade da coleta de óleo de cozinha. O funcionamento é 24 horas.

Os quatro Ecopontos no Bairro Itacolomi – que também irão atender o Bairro Bela Vista – serão instalados na Escola Professora Francisca Borba (final da Rua 3500), Praça da Harmonia (segunda quadra da Rua 3550), Unidade Básica de Saúde do bairro (final da Rua 4000) e na Rua 4400, à 30 metros da Avenida Nereu Ramos.

“Escolhemos o Bairro Itacolomi como modelo para o início do programa. Em até 30 dias o primeiro Ecoponto estará já instalado e, logo em seguida, os demais seguirão o mesmo processo”, explicou o Presidente da Fundação do Meio Ambiente, Marcos Zaleski de Matos. Ao todo, a iniciativa pretende implantar 17 Ecopontos em áreas urbanas e rurais do município.

Os resíduos coletados pelos Ecopontos serão fornecidos à Cooperativa de Reciclagem Costa Verde e Mar, que é composta por trabalhadores de Balneário Piçarras. “Fazendo a separação de resíduos e destinação nos locais adequados, além de auxiliar o meio ambiente, o morador também ajuda o ecossistema local”, frisou Marcos.

Recicla Aí

A iniciativa faz parte do Recicla Aí, elaborado pela Fundema de Balneário Piçarras. O programa foi contemplado com mais de R$ 2,7 milhões do Ministério do Meio Ambiente para a aplicação de uma série de atividades em torno da gestão sustentável de resíduos sólidos do município. O Ministério do Meio Ambiente apontou o projeto Recicla Aí, como melhor do Brasil na categoria.

Além dos novos Ecopontos 24h, o programa trará a instalação de uma Central de Compostagem e todo o sistema de coleta de material orgânico, 200 novas lixeiras públicas com divisão em duas frações (reciclados e não reciclados), ampliação do serviço de Coleta Seletiva e a aquisição do novo caminhão que possibilita o recolhimento de resíduos recicláveis e orgânicos em compartimentos separados.