Baleia é flagrada saltando próximo da Ponta da Vigia em Penha; vídeo


PUBLICIDADE

Na manhã de hoje o Andreir e seu avô João flagraram uma baleia saltando próximo da Ponta da Vigia, em Penha. Os dois moram em Itajaí e tiveram a felicidade de ver a cena. A Aline, que é tia do Andreir e quem enviou a imagem ao Penha Online, disse que o sobrinho está “pirando” [diante da cena].

A temporada das baleias-franca normalmente vai de julho a novembro, com pico de ocorrência em setembro, porém algumas baleias chegaram mais cedo, passando pela região já em 12 de junho e em alguns casos permanecendo nas enseadas, no caso de fêmeas após o nascimento dos filhotes.

O Eduardo Renault, Gerente do Projeto ProFRANCA, afirma que em 2021 provavelmente vamos receber a visita das baleias que já estiveram na região em 2018, uma vez que elas retornam para a área reprodutiva a cada 3 anos: “isso nos deixa bastante ansiosos já que 2018 foi a temporada recorde de ocorrência de baleias no sul do Brasil.”

A diretora do Projeto ProFranca, Karina Groch, explica que as grandes baleias que vêm para o Brasil com maior frequência, especialmente a baleia Franca e a baleia Jubarte, são espécies migratórias entre áreas de alimentação e áreas de reprodução, que têm águas mais quentes. “Durante o verão, elas se alimentam em regiões mais próximas da Antártida, no entorno das ilhas Georgia do Sul e em outras áreas que a gente pretende descobrir”.

A baleia Franca é uma espécie ameaçada de extinção. Foi caçada durante quatro séculos e começou recentemente a retornar à costa do Brasil no início da década de 1980. Em 2018, houve um pico de ocorrências, com o recorde registrado de 273 baleias Franca na costa de Santa Catarina.