Na manhã desta segunda-feira, a equipe técnica da Univali – Unidade Penha registrou o encalhe de uma baleia-franca na Praia do Tabuleiro, em Barra Velha. O animal encostou na praia no entardecer do dia anterior, em estágio avançado de decomposição. As análises e coletas de amostras biológicas estão sendo feitas na tarde desta segunda-feira, assim como a avaliação para a remoção da carcaça.
As ações são realizadas via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que avalia a ocorrência de encalhes de animais marinhos. Outras informações serão divulgadas após as avaliações e análises técnicas. A remoção da carcaça será feita em parceria com a Prefeitura de Barra Velha.
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. Tem como objetivo avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.
O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A Univali monitora o Trecho 4, compreendido entre Barra Velha e Governador Celso Ramos (SC).
Imagens: Márcio Triches – Univali | Unidade Penha