Baleia-jubarte encalha na Praia do Gravatá de Navegantes
No fim da tarde de ontem (terça-feira, 31) uma baleia-jubarte encalhou sem vida na Praia do Gravatá em Navegantes. Segundo informações da equipe da Univali de Penha – que monitora as praias do trecho compreendido entre Barra Velha e Governador Celso Ramos – a baleia aparenta já estar morta há por volta de 2 dias e sua retirada deve ser feita ao longo desta quarta-feira.
A presença das baleias-jubarte é comum no litoral do Brasil, pois entre julho e novembro, elas migram até o Sul da Bahia para reprodução e os estados de Santa Catarina e Paraná estão na rota deste percurso, entretanto, não costumam passar perto da costa e por isso não são avistadas. Porém, neste ano, elas tem ficado muito próximas das praias. Infelizmente, os números de baleias-jubarte encontradas mortas também bateram recorde em 2021.
Segundo o biólogo e coordenador geral do PMP-BS, André Barreto, este aumento pode ter diversas causas. “A população das jubarte no Oceano Atlântico felizmente está crescendo, o que pode contribuir com o aumento de avistagens, mas acredito que não aumentou tanto de um ano para o outro, para justificar essa diferença que estamos observando”, afirma Barreto.
Imagem: Eliezer Santos