Balneabilidade das praias de Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Navegantes: confira resultados do boletim n° 03 do IMA/SC para a temporada 21/22


PUBLICIDADE

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o relatório de balneabilidade n° 03 da temporada 21/22. No relatório, dos 11 pontos analisados em Penha, 05 foram considerados impróprios para banho, e 06 próprios.

Balneário Piçarras teve os 02 pontos analisados considerados próprios para banho. Já em Navegantes foram 04 pontos analisados, sendo todos 02 próprios e 02 impróprios, assim como Barra Velha, onde foram analisados 04, resultando em 02 pontos próprios e 02 impróprios para banho.

.

.


Barra Velha

.

.

De acordo com a pesquisa dos 231 pontos analisados 185 estão próprios para banho em Santa Catarina, o que representa 80,1%.

O monitoramento da qualidade da água do mar e a divulgação dos resultados das pesquisas são realizados pelo IMA para orientar os banhistas sobre quais locais estão próprios ou não para mergulho na costa de Santa Catarina. Todos os dados e o histórico das coletas podem ser acessados na íntegra pelo site: balneabilidade.ima.sc.gov.br ou pelo aplicativo Praia Segura.

Os pontos monitorados pelo IMA são identificados com placas de sinalização. Desta forma, vale lembrar à população que a retirada, adulteração e/ou qualquer ato de vandalismo das placas que indicam se o ponto está próprio ou impróprio para banho é crime ambiental previsto na Lei nº 9.605/98.

“Os atos de vandalismo e a subtração da sinalização é crime ambiental, pois omite uma informação de utilidade pública que tem o objetivo zelar pela saúde de todos os usuários, no que diz respeito à balneabilidade”, explica o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna Silva.

Para denunciar atos de vandalismo contra o patrimônio público, entre em contato com a Polícia Militar, por meio do número 190.