Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Balneabilidade das praias de Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e Navegantes – Relatório n° 18 da temporada 2022-2023

O 18° relatório semanal de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA) aponta que dos 237 pontos analisados pelo Programa de Monitoramento 154 estão próprios para banho, o que representa 64,98%. Com relação ao relatório anterior, dois pontos passaram da condição de próprio para impróprio e quatro da condição de impróprio para próprio. Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 63 estão adequados para banho, o que representa 72,41%.

De acordo com a nova pesquisa, dos 11 pontos analisados em Penha, foi constatado um total de 05 impróprios para banho e 06 próprios. Balneário Piçarras teve considerados próprios para banho os 02 pontos analisados. Já em Navegantes foram 02 pontos considerados impróprios e 02 próprios, e em Barra Velha, foram testados 05 pontos, sendo 03 considerados próprios e 02 impróprios para banho.

.

.

As amostras são analisadas pelo método fluorogênico tendo como substrato o Colilert-18, conforme diretrizes do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 23ª edição, Método 9223 B, que consiste na quantificação dos coliformes totais e Escherichia coli.

Conforme a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado “PRÓPRIO” quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. O ponto é considerado “IMPRÓPRIO” quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Durante a temporada de verão, de novembro a março, o IMA divulga o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente. Já na baixa temporada, de abril a outubro, a pesquisa é divulgada mensalmente.

Para acompanhar os resultados das coletas, quase em tempo real, basta clicar no ponto do seu interesse e conferir no mapa do site, o status da propriedade da sua praia preferida e a data da última coleta realizada no local. O site também possui o menu “histórico”, um espaço de pesquisa onde é possível acessar as datas das coletas e os resultados de todos os pontos amostrados.