O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o relatório de balneabilidade número 02 da temporada 21/22. No relatório, dos 11 pontos analisados em Penha, 06 foram considerados impróprios para banho, e 05 próprios.
Balneário Piçarras teve os 02 pontos analisados considerados próprios para banho. Já em Navegantes foram 04 pontos analisados, sendo todos aprovados. Em Barra Velha foram 04 pontos analisados, resultando em 02 pontos próprios para banho e 02 impróprios.
Em todo o litoral de Santa Catarina, de acordo com a pesquisa, 77,1% dos pontos analisados estão próprios para banho.
O monitoramento da qualidade da água do mar e a divulgação dos resultados das pesquisas são realizados pelo IMA para orientar os banhistas sobre quais locais estão próprios ou não para mergulho na costa de Santa Catarina. Todos os dados e o histórico das coletas podem ser acessados na íntegra pelo site: balneabilidade.ima.sc.gov.br ou pelo aplicativo Praia Segura.
Os pontos monitorados pelo IMA são identificados com placas de sinalização. Desta forma, vale lembrar à população que a retirada, adulteração e/ou qualquer ato de vandalismo das placas que indicam se o ponto está próprio ou impróprio para banho é crime ambiental previsto na Lei nº 9.605/98.
“Os atos de vandalismo e a subtração da sinalização é crime ambiental, pois omite uma informação de utilidade pública que tem o objetivo zelar pela saúde de todos os usuários, no que diz respeito à balneabilidade”, explica o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna Silva.
Para denunciar atos de vandalismo contra o patrimônio público, entre em contato com a Polícia Militar, por meio do número 190.