Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Balneário Piçarras alcança 1º lugar em ranking de Indicadores de Saúde na região da Amfri

Balneário Piçarras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conquistou a 1ª colocação no ranking de Indicadores de Saúde do Programa Previne Brasil referente ao 2º Quadrimestre de 2021, em toda a região das 11 cidades da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).

O Previne Brasil, desenvolvido pelo Governo Federal, prevê o aumento do acesso aos serviços da Atenção Primária e do vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que responsabilizam os gestores e profissionais pelas pessoas que recebem assistência. No ranking, divulgado pelo Ministério da Saúde, Balneário Piçarras ficou em 24º no Estado de Santa Catarina (total de 295 municípios avaliados) e 394º no Brasil (total de 5.570 municípios avaliados).

O monitoramento desses indicadores permite a avaliação do acesso, da qualidade e da resolução dos serviços prestados pelas equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária, o que viabiliza a implementação de medidas de aprimoramento das ações. Os indicadores de pagamento por desempenho serão monitorados individualmente a cada quadrimestre. O conjunto de indicadores abrange as ações estratégicas de Saúde da Mulher, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas.

“Estamos trabalhando para melhorar ainda mais a Atenção Primária do nosso município. O resultado é fruto do trabalho realizado em equipe”, destaca a secretária municipal de Saúde, Gladys Brodersen.

Indicadores avaliados:

I. Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 20ª semana de gestação.

II. Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV.

III. Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.

IV. Cobertura de exame citopatológico.

V. Cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente.

VI. Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre.

VII.Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.