A Prefeitura de Balneário Piçarras, por meio da Secretaria de Administração e Gestão Interna, realiza a digitalização de documentos de caráter histórico do município. A documentação original será mantida na sede da Fundação Municipal de Cultura, visto sua relevância tanto histórica quanto cultural.
São digitalizados documentos existentes desde a data de emancipação política e administrativa de Balneário Piçarras, ocorrida em 14 de dezembro de 1963, entre leis, decretos e resoluções. O objetivo futuro é disponibilizar os arquivos digitais para consulta pública em uma base de dados no portal da prefeitura e da Câmara Municipal.
Será possível consultar termos presentes nas imagens digitalizadas, transformando-os em dados pesquisáveis por meio de ferramentas de Reconhecimento Óptico de Caracteres (Optical Character Recognition – OCR), popularmente conhecidas pela sigla OCR, que convertem imagens de texto em texto real.
A ação vai de encontro aos objetivos de Governança Digital da gestão municipal, aplicadas desde 2021, quando foi realizada a etapa da guarda e preservação permanente de documentação inservível. Por meio do trabalho de uma comissão, os documentos foram selecionados e, a partir de uma tabela de temporalidade, deverão ser descartados ou preservados para compor o Arquivo Público Municipal.
.