Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Balneário Piçarras capacita equipes de limpeza no combate a disseminação do Covid-19

A Prefeitura de Balneário Piçarras em parceria com a empresa Minister, está capacitando as equipes de limpeza de todos as unidades de saúde do município. A programação conta um treinamento sobre novos protocolos de limpeza, e reforço sobre os procedimentos de desinfecção utilizados no combate a disseminação do Covid-19.

Através de uma solicitação da Secretaria da Saúde, a empresa Minister, que presta serviço terceirizado, desenvolveu o treinamento. Entre os assuntos abordados estão a utilização correta dos EPI’s – equipamentos proteção individual, procedimentos de limpeza e desinfecção de ambientes, e protocolos utilizados em caso de contaminação.

Os treinamentos são feitos com pequenos grupos de funcionários por vez, para evitar aglomeração de pessoas. As aulas são ministradas pela responsável do setor de qualidade da Minister, Thais Araújo, e acompanhado pelo coordenador da empresa, Auro Alves Pontes.

Procedimentos de desinfecção
Atualmente o município utiliza o equipamento termonebulizador para sanitização de unidades de saúde, órgãos públicos, e também vias públicas. O equipamento utiliza o produto chamado quaternário de amônio de 5ª geração, que foi indicado pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa como agente de sanitização eficaz no combate ao COVID-19. Na termonebulizadora o produto é transformado em uma névoa densa, que tem a capacidade de chegar em locais que a limpeza tradicional não tem acesso. Além disso, tem maior durabilidade.

Por ser um sanitizante, o quaternário de amônio atua por contato no momento da aplicação, eliminando os microrganismos quando em contato com os mesmos, porém não há efeito residual. É importante frisar que a sanitização não evita a contaminação externa, como por exemplo alguém que espirrou no ambiente. Neste caso a contaminação estará sendo externa e não por contato. Por isso a responsabilidade individual para o bem da coletividade é fundamental.