Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Balneário Piçarras distribuirá lixeiras personalizadas e baldes para recolhimentos dos resíduos orgânicos

A partir desse ano, Balneário Piçarras se tornará a primeira cidade da região a oferecer o serviço gratuito de coleta porta a porta do lixo orgânico. A Fundação do Meio Ambiente (Fundema) distribuirá baldes e fará a instalação de lixeiras públicas personalizadas para que os residentes realizem o descarte de orgânicos. Todo o material coletado será destinado a Central de Compostagem para que seja transformado em adubo de alta qualidade.

Para dar início a coleta do material orgânico, mil baldes serão distribuídos em órgãos públicos, como secretarias, postos de saúde e escolas, além de residências no centro da cidade. Os locais que tiverem coleta de orgânicos também receberão lixeiras separadas em 3 compartimentos, sendo um para rejeitos, um para recicláveis e outro para os orgânicos.

“Por ser um projeto inovador e que requer conscientização da comunidade. Vamos começar distribuindo baldes em órgãos públicos e algumas residências, posteriormente ampliaremos de forma gradativa”, explica Marcos. Todas as pessoas que receberem o balde foram escolhidas aleatoriamente e receberão uma visita dos agentes da Fundema para orientar sobre o funcionamento da coleta.

Todo o lixo coletado será destinado a Central de Compostagem que está sendo instalada no Bairro Nossa Senhora da Paz. A previsão é que em até 4 meses a central já esteja pronta para o perfeito funcionamento. Os materiais orgânicos recebidos incluem vegetais, legumes e alimentos em geral, além de receber galhadas e restos de podas de jardim. Todo o lixo será transformado em composto orgânico (adubo) de alta qualidade.

“A integração entre a nova unidade de processamento de resíduos com a disponibilização do serviço para recolhimento da fração orgânica possibilitará transformar lixo em adubo, evitando a contaminação ambiental pela inadequada destinação”, explica o presidente da Fundação do Meio Ambiente, Marcos Zaleski.

Os residentes também podem destinar seus resíduos para a compostagem, levando diretamente para a central e em contrapartida receber adubo de alta qualidade. O composto orgânico também será armazenado para a utilização nas hortas das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Escolas Municipais, recuperação de áreas degradadas e também destinado a população.

Programa Recicla Aí

O Programa Recicla Aí, elaborado pela Fundema de Balneário Piçarras, foi contemplado com mais de R$ 2,7 milhões do Ministério do Meio Ambiente para a aplicação de uma série de atividades em torno da gestão sustentável de resíduos sólidos do município. O Ministério do Meio Ambiente apontou o projeto Recicla Aí, como melhor do Brasil na categoria.

Além da Central de Compostagem e todo o sistema de coleta de material orgânico, o programa trará a instalação de novos 17 Ecopontos 24h, 200 novas lixeiras públicas com divisão em duas frações (reciclados e não reciclados), ampliação do serviço de Coleta Seletiva e a aquisição do novo caminhão que possibilita o recolhimento de resíduos recicláveis e orgânicos em compartimentos separados.

De acordo com Marcos, o programa colocará a cidade em um patamar diferenciado de sustentabilidade. “O Recicla Aí é um marco na história ambiental de Balneário Piçarras, elevando a gestão de resíduos sólidos urbanos da cidade. O programa, junto a inauguração de uma das mais modernas estações de tratamento de efluentes de Santa Catarina e a certificação Bandeira Azul, tornam o município referência em sustentabilidade”, finalizou.

 

Com informações da Prefeitura de Balneário Piçarras