Balneário Piçarras: Fundema atua em projeto piloto de separação e coleta domiciliar de resíduos


PUBLICIDADE

Balneário Piçarras está em fase de implantação do projeto piloto de separação e coleta domiciliar de resíduos em três frações, entre lixo reciclável, orgânico e rejeito. Ao todo, 1.018 residências de Balneário Piçarras receberão lixeiras especiais gratuitamente e poderão receber parte do adubo da Central de Compostagem.

Algumas casas já contam com as lixeiras e a instalação retorna nas próximas semanas. Os moradores das residências selecionadas nos bairros Nossa Senhora da Paz, Santo Antônio, Itacolomi e Centro vão receber capacitação para a separação correta do lixo.

Os resíduos recicláveis e orgânicos serão coletados pelo caminhão da coleta seletiva e serão destinados, respectivamente, para a cooperativa de catadores de materiais recicláveis e para a futura central de compostagem do município.

“O projeto engloba ainda a coleta de restos de jardinagem, poda e corte de árvores. Após passarem por trituração, os resíduos serão incorporados ao processo de compostagem para formação de adubo, que poderá ser distribuído para a população interessada em recebê-lo”, explica a engenheira sanitarista da Fundação do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (Fundema), Julia Campos Dotto.

As residências devem ter 1,5m de calçada para comportar a lixeira de 30cm e garantir a acessibilidade, regulamentada em 1,20m. As maiores unidades municipais receberão quatro bombonas de 30 litros. O comprometimento em participar do projeto é essencial.

“Essa é uma ótima oportunidade para identificarmos os problemas e propormos melhorias. Nosso objetivo é ampliarmos aos poucos a coleta em três frações para toda a cidade e, quem sabe um dia, tornar Balneário Piçarras uma cidade referência na boa gestão e gerenciamento de seus resíduos sólidos”, enfatiza a engenheira sanitarista.

Balneário Piçarras é destaque nacional na gestão de resíduos sólidos

O projeto de separação e coleta integra as metas do programa Recicla Aí, contemplado com o primeiro lugar no Brasil no edital de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Com isso, a prefeitura possui R$ 2.742.500,00 de recurso federal disponíveis para licitação para aplicar em metas pelo Ministério do Meio Ambiente.

Para cumprimento da meta 1 (Realização de coleta seletiva de resíduos recicláveis secos, orgânicos e rejeitos), Balneário Piçarras atua na coleta seletiva, EcoPontos, instalação de lixeiras públicas e domiciliares. Na meta 2 (Instalação de unidade de compostagem de resíduos orgânicos), está inclusa a instalação da unidade de compostagem, essencial para o início da atuação do projeto piloto de separação e coleta domiciliar de resíduos, e a aplicação dos compostos obtidos a partir da compostagem dos resíduos orgânicos em hortas escolares e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP).