Balneário Piçarras perde totens com câmeras de segurança e moradores recorrem à Penha; secretário de Segurança – Paulo Debatin – fala sobre o assunto
A população de Balneário Piçarras vem nas últimas semanas bastante preocupada com a segurança principalmente dos munícipes em função da quantidade de crimes como furtos de veículos, alguns deles noticiados aqui no Penha Online ao longo da semana.
O cenário piora e preocupa ainda mais uma vez que os totens de monitoramento que possuíam câmeras de segurança 24 horas através do sistema Urbanii, foram todos retirados da cidade. Procurada, a empresa – através de seu diretor Rubem Henrique – afirmou que de fato todos os totens disponibilizados ao município até então, foram desativados e removidos. “Agora vamos direto com população e as empresas”, afirmou Rubem, referindo-se ao fato do sistema continuar operando na cidade, mas contando com câmeras privadas para manter ativa a rede de câmaras de vigilâncias no município.
O Penha Online conversou com o secretário de Segurança Pública de Balneário Piçarras, Paulo Debatin, a respeito de toda a problemática acerca do assunto. Paulo explicou que em relação ao monitoramento, pode adiantar que já está sendo elaborado um termo de referência para que seja realizado uma próxima licitação. “A demora até pra conclusão disso, é porque estamos realizando uma avaliação das novas tecnologias que estão à disposição no mercado e fazendo também uma pesquisa nos municípios vizinhos que contam já com centrais de operação de videomonitoramento, do que que é realmente interessante ou não, em uma cidade do porte como o nosso, com a geografia que a gente possui, a população, empresas, então levando em consideração todos esses fatores que são preponderantes para que a gente possa fazer a melhor opção e ter o melhor produto, que seja mais eficiente e eficaz”, garantiu ele.
Em função de toda a situação acima apresentada, moradores de Balneário Piçarras têm recorrido à Prefeitura de Penha para buscar imagens das câmeras de segurança do município, que por sua vez vêm funcionando de forma bastante eficaz, colaborando diretamente com a Polícia Militar e Civil nas investigações e identificação de autores de crimes diversos.