Na última semana Balneário Piçarras iniciou o replantio da restinga ao lado do Molhe Norte, na descida da avenida Getúlio Vargas. Ao todo serão plantadas 9 mil mudas nativas, tornando este o maior projeto de reflorestamento da cidade até agora. Auxiliando na conscientização da preservação da restinga, a Fundação do Meio Ambiente também instalou 100 placas educativas sobre a fauna e flora nativa.
O trecho que recebe a recuperação da restinga compreende uma área de 200 metros de extensão e conta com 8 mudas por metro quadrado. Todas as oito espécies plantadas são nativas da região, sendo elas: Cacto palma (Opuntia monacantha), salsa de praia (Ipomoea pes-caprae), feijão de praia (Sophora tomentosa), pitangueira (Eugenia uniflora), feijão-da-praia (Canavalia rosea), aroeira (Schinus terebinthifolius), capim de praia (Spartina ciliata) e rosetão de praia.
“Este é o maior replantio já realizado em Balneário Piçarras e com grande densamento, favorecendo um rápido desenvolvimento. A expectativa é que no início do próximo inverno, quando exite forte tendência de ressacas, a vegetação da restinga esteja recuperada e contribua com a proteção da contra a erosão costeira, evitando danos a estrutura pública”, explica o Presidente da Fundação do Meio Ambiente, Marcos Zaleski.
Para auxiliar na preservação da restinga, o trecho foi delimitado por palanques de eucalipto e corda para evitar a circulação de pessoas na área replantada, mantendo abertos, apenas os acessos a praia. Outra ação que auxilia na conscientização para a preservação da restinga é a instalação de placas educativas sobre a fauna e flora nativa em toda a extensão da praia.
“Toda a extensão da avenida beira-mar e as rampas de acesso a praia receberam placas que apresentam aos moradores e turistas os benefícios de cada espécie nativa e a importância delas para a preservação da orla de Balneário Piçarras”, conta Marcos.
As medidas fazem parte do projeto “Restinga Preservada, Nossa Praia Protegida”, uma iniciativa que busca a preservação da vegetação por meio de ações de conscientização e preservação, replantio, materiais gráficos e placas indicativas na praia.