Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Balneário Piçarras realizará fumacê contra o Aedes aegypti na segunda-feira (23)

Uma ação conjunta dos Programas de Controle e Combate à Dengue do município e do Estado de Santa Catarina será realizada para conter o mosquito Aedes aegypti. Na próxima segunda-feira (23) o Centro e o bairro Nossa Senhora da Paz vão receber um fumacê com o produto Cielo, a partir das 16h.

“Para matar o mosquito dentro de casa, elimine focos de água parada e deixe janelas e portas abertas durante o fumacê. Assim, o mosquito, que já não terá para onde ir e colocar seus ovos, será eliminado na forma adulta e no processo de desenvolvimento dos focos existentes”, enfatiza o coordenador do Programa de Controle e Combate à Dengue de Balneário Piçarras, André Luiz Ladewig.

A ação conjunta ocorre de forma inédita no município, que já registrou 36 casos de doença e tem 126 suspeitas. Os bairros a receber o procedimento são os que apresentam maior incidência do mosquito, transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus. No Centro, a equipe atuará entre a Rua Mario Braz Santana e Rua Londrina. No bairro Nossa Senhora da Paz, o fumacê passará da Rua Manoel Ferreira a Rua Maria Antônio Santana. A Defesa Civil, a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Obras vão atuar em apoio para a ação.

Balneário Piçarras possui cinco bairros considerados infestados, ou seja, com a presença do mosquito em áreas residenciais e comerciais: centro, Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora da Conceição, Santo Antônio e Itacolomi.

A partir da próxima semana, a equipe do Programa de Controle e Combate à Dengue atuará com palestras nas unidades ensino. A ação visa conscientizar os alunos em ordem definida de acordo com o nível de gravidade da presença do mosquito na região, e será iniciada pela Escola Professor Francisca Borba e Centro Educacional Prisma.

Evite o mosquito

Não utilize pratos nos vasos de plantas (preencha os pratos com areia); guarde garrafas com o gargalo virado para baixo; mantenha lixeiras e caixas d’água tampadas; trate a água da piscina com cloro; mantenha ralos fechados e desentupidos; lave com escova os potes de comida e de água dos animais; retire a água acumulada em lajes; dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada; evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.

Se atente aos sintomas

A dengue, a chikungunya e do zika vírus podem acarretar febre alta, náusea, dores musculares e nas articulações, que podem ser confundidos com sintomas da Covid-19. Entretanto, coceira, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas são sintomas característicos após a picada do mosquito. Caso apresentar esses sinais, compareça a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

 

Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras