O evento que é promovido pela Secretaria de Turismo e realizado pelo instituto Allouata é gratuito e terá início às 7:30h, na Trilha do Quininho, localizado na Associação de Defesa do Meio Ambiente SelvAge Mata Atlântica, na Estrada Geral Morro Alto, e não é necessário realizar a inscrição para participar. Recomenda-se aos participantes que levem protetor solar, repelente, boné e água e vistam roupas leves. A observação será realizada no trecho da cidade onde possuem áreas de Mata Atlântica.
Balneário Piçarras é a terceira cidade de Santa Catarina a receber o evento que já passou por diversas cidades do país. “Observadores tem buscado Balneário Piçarras para birdwatching. E o incentivo a este tipo de turismo é uma possibilidade de gerar emprego e renda, além de promover a educação ambiental e conservação junto à comunidade”, explica a Secretária de Turismo, Susan Corrêa. No fim de novembro, entre os dia 22 e 24, Balneário Piçarras receberá outro evento voltado a pratica. O Observa Costa Verde e Mar ofertará curso para iniciantes e interessados em observação de aves.
Espécies em Balneário Piçarras
O município possui hoje mais de 200 espécies de aves catalogadas de acordo com o wikiaves. No mês passado, o biólogo e ornitólogo Fernando Farias captou, em Balneário Piçarras, o primeiro registro de um atobá australiano em todo o Brasil. A ave, típica da região da Austrália, foi avistado a cerca de 15 km da costa.