Balneário Piçarras registrou mais de 80 casos de dengue em 2022


PUBLICIDADE

Os números de contágio da dengue crescem em Balneário Piçarras e a equipe do Programa de Controle e Combate à Dengue trabalha para desacelerar a proliferação do Aedes aegypti. Em 2022, o município registrou 83 casos da doença, enquanto há outros 274 suspeitos. A contaminação de 66 pessoas aconteceu na cidade, enquanto que outros 17 contraíram dengue em outras localidades.

Por meio da atuação diária da equipe em inspeções domiciliares para prevenir o mosquito, recolher pneus e orientar a população, foram registrados 643 focos positivos do Aedes aegypti. Ao todo, 1.173 pneus foram recolhidos ao longo deste ano. O coordenador do Programa de Controle e Combate à Dengue, André Luiz Ladewig, também atuou com palestras nas unidades escolares para conscientizar os alunos para trabalhar as ações em suas residências junto aos familiares.

O programa trabalha em conjunto com a Vigilância Sanitária e com a Secretária de Obras na limpeza de terrenos, também identificados durante as rotinas de inspeção. Atualmente, há 22 Agentes de Combate às Endemias que atuam diariamente contra o mosquito.

A notificação aos proprietários de terrenos com acúmulo de lixo dá ao dono do imóvel 30 dias e possível prorrogação para realizar a limpeza. Caso não seja cumprido o prazo estabelecido, a prefeitura tem permissão para limpar o local e aplicar multa ao proprietário. “Encontrar a localização do proprietário depende diretamente de que a pessoa mantenha um cadastro atualizado na prefeitura. O município deve, por lei, aguardar o prazo de notificação para que entre em ação com a limpeza do local”, enfatiza o coordenador André Luiz Ladewig. Em 2022, sete terrenos foram limpos para prevenir a proliferação de vetores nocivos para a saúde da população.

Para solicitar o recolhimento de pneus e a limpeza de terrenos, a população deve realizar uma denúncia na Ouvidoria Municipal de forma presencial ou pelo telefone 3347-4704.