Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Balneário Piçarras segue com Campanha de Vacinação contra a Influenza

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras segue a todo vapor com a Campanha de Vacinação contra a Influenza. As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Central, do Itacolomi e Nossa Senhora da Paz terão horário estendido das 07h às 22h toda segunda, quarta e quinta-feira, a partir desta quarta-feira (23/04) até o dia 8 de maio. Além disso, as equipes seguem com cronograma de vacinação nas unidades escolares e aos acamados.

As vacinas seguem disponíveis nas demais UBS’s, das 08h às 17h, sem necessidade de agendamento, primeiramente para os grupos prioritários (confira no fim da matéria). A vacina contra influenza de 2025 conterá as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.

Desde o início da campanha, no dia 7 de abril, já foram 1650 doses aplicadas. A vacina contra influenza de 2025 conterá as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B – e é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos. O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.

O Secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros, destaca a importância da vacinação. “Neste ano, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, terão a vacina disponível durante todo o ano, como vacina de rotina”, frisa.

A partir do dia 11 de maio, a vacina será liberada para toda a população – enquanto houver doses disponíveis.

GRUPOS PRIORITÁRIOS:

Para além dos grupos prioritários que já fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, o público-alvo da estratégia também é formado por: Trabalhadores da Saúde; Puérperas; Professores dos ensinos básico e superior; Povos indígenas; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança e de salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema de privação de liberdade E População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

 

Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras