Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Balneário Piçarras tem mais 3 casos confirmados de Coronavírus; cidade soma um total de 5 casos

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras confirmou na tarde desta quarta-feira, 15, mais 3 pacientes com Covid-19, a doença causada pelo coronavírus. Os novos casos são da mesma família e tiveram contato com o primeiro paciente diagnosticado com a doença. Tratam-se de duas mulheres, uma de 60 anos e outra de 23 anos, e um homem, de 69 anos. Todos foram medicados e não apresentaram evolução da doença no sistema respiratório, estando agora em isolamento doméstico.
“São pessoas de uma mesma família e que residem praticamente no mesmo terreno, em casas separadas. Tiveram contato constante com o primeiro paciente com a doença de Balneário Piçarras e acabaram infectados. Mas, o quadro de saúde deles é bom, requerendo o isolamento doméstico absoluto”, detalhou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Reckziegel.
Segundo a secretária de Saúde, Regiane Basso, os idosos tiveram a confirmação da doença através de testes rápidos, recém adquiridos pelo município. “A idosa, por exemplo, já não transmite mais a doença, segundo o teste. Contudo, o isolamento deve ser mantido”, acrescentou. A mulher de 23 anos apresentou os principais sintomas da doença e foi classificada como portadora do Covid-19 por vínculo epidemiológico.
“A classificação por vínculo epidemiológico acontece quando uma paciente teve contato com alguém já portador do Covid-19 e apresenta os sintomas”, explicou Alessandra. A família segue sendo monitorada pela equipe epidemiológica da Secretaria pois há a suspeita de mais um membro também estar com a doença. Com mais 3 casos confirmados, Balneário Piçarras passa para 5 pacientes com Covid-19.
O primeiro paciente com a doença foi registrado dia 8: um homem de 32 anos, já está curado. O segundo, confirmado dia 12, é um trabalhador da área da saúde e de 45 anos – que realiza o tratamento e está em isolamento doméstico. “Pedimos para que os pacientes com a doença e com suspeita dela respeito a quarentena do isolamento doméstico. É um ato de cuidado próprio e com o próximo”, pediu Regiane.
Os sintomas mais comuns da doença entre os pacientes hospitalizados foram febre, tosse e falta de ar Dores musculares e de cabeça, bem como confusão mental, irritação na garganta e desconforto no peito também foram observados, assim como falta de apetite, perda do olfato e paladar. Pessoas com esses sintomas pode se consultar pela Telemedicina, ligando para o número 3347.2007.
Por meio deste projeto, o paciente passará por uma triagem e receberá instruções iniciais até posterior atendimento médico, que acontecerá através de uma videoconferência através do aplicativo WhatsApp. O serviço funciona em dias úteis, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h e é voltado às suspeitas de Covid-19, a doença do coronavírus. Casos mais graves devem ir ao P.A 24h, com acesso pela UBS Central.
ALA DE “EMERGÊNCIA RESPIRATÓRIA” PARA POSSÍVEIS CASOS DE COVID-19
A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras criou uma ala específica para atender pacientes, que por ventura, sejam diagnosticados com Covid-19 e tenham seu quadro de saúde deteriorado rapidamente. Situada na Unidade Básica de Saúde Central – que neste período de pandemia é uma extensão do Pronto Atendimento 24h – a sala “Emergência Respiratória” tem capacidade para atender, simultaneamente, até quatro pacientes com dificuldades de respiração
.
“Criamos uma emergência respiratória levando em consideração os pacientes que irão sofrer ou que venham a padecer de coronavírus. Eles podem evoluir para uma síndrome respiratória aguda grave, que é um quadro patológico de difícil manejo e que necessita de uma intubação precoce, um tratamento precoce”, explicou o diretor clínico do P.A, Fábio Traghetta. Ela foi criada com o apoio do hospital particular Nossa Senhora da Penha.
A ala é equipada com quatro respiradores (dois individuais e um duplo), macas, oxigênio, oxímetro, aspirador, material médico hospitalar e medicação específica para o tratamento da doença – além de equipamentos de proteção individual aos trabalhadores. “É uma ala preventiva instalada no setor ampliado do Pronto Atendimento, em uma área isolada dos demais pacientes de emergência”, reforçou a secretária, Regiane Basso.