Bandeira Azul é confirmada novamente em três praias de Penha e na praia de Balneário Piçarras


PUBLICIDADE

O júri internacional do Programa Bandeira Azul confirmou que Penha manteve três de suas praias na certificação internacional de qualidade ambiental para a temporada 2022/2023. Bacia da Vovó, a Praia da Saudade e a Praia Grande terão o hasteamento da bandeira, mantendo Penha com o simbólico título de cidade com o maior número de certificações do planeta.

Balneário Piçarras também é Bandeira Azul novamente. A entrega do certificado, que é concessão da Bandeira Azul para a temporada 2022/2023, será no dia 11 de novembro, em Niterói, no estado do Rio de Janeiro.

A novidade para a temporada 2022/2023 são os 25 quiosques que estão sendo distribuídos no trecho certificado pelo júri internacional. Desses, 10 terão banheiros masculinos e femininos, e os adaptados para pessoas com dificuldade de locomoção. Além disso, a estrutura da temporada será mantida: placas de sinalização serão distribuídas ao longo da orla certificada e cadeiras anfíbias, para pessoas com deficiência, ficarão disponíveis nos postos salva-vidas.

Em Balneário Piçarras a certificação se estende até o norte de Balneário Piçarras, na altura da Rua Canto do Sol (3750), no Bairro Itacolomi. O hasteamento da bandeira deverá ocorrer no dia 14 de dezembro, aniversário e feriado municipal. Já em Penha a data do hasteamento ainda será definida, devendo ocorrer até o dia 15/12.

Para cumprimento das exigências do programa, é necessário manter a praia própria para banho, realizar a manutenção de banheiros na faixa certificada, garantir a acessibilidade de cadeira anfíbia para portadores de necessidades especiais. Além disso, serão realizadas diversas atividades de educação ambiental mediadas por profissionais da área.

O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável, desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.

Mais três praias de Penha possuem o aval ambiental para lapidação de estruturas de aporte para o credenciamento no Programa Bandeira Azul. A coordenação nacional emitiu parecer favorável às praias Vermelha, Poá e Paciência, recomendando ainda a adoção de medidas e estudos para a bandeira, que agora estão na fase piloto.

 

Imagem: Prefeituras de Balneário Piçarras e Penha