Segundo informações da Prefeitura de Penha, Praia Grande, Praia da Saudade e Praia da Bacia da Vovó foram inscritas no Prêmio Bandeira Azul pela Secretaria de Turismo de Penha, no ano passado. Neste período foram realizada análises de água e o planejamento de novas estruturas, o que as tornaram aptas a receber o selo nesta temporada.
De acordo com o prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), essa é uma conquista não só do Poder Público, mas de toda a comunidade. “Seremos este ano, uma das cidades com maior número de praias com certificação internacional de todo o Brasil, ou seja, não é qualquer praia que consegue obtê-lo o sele Bandeira Azul. Hoje, a cidade de Penha ganha esse destaque, outras ações como a implementação do Instituto do Meio Ambiente de Penha (IMAP) reforçam a Gestão Ambiental”, reforçou o prefeito.
Na última quarta-feira (02), ocorreu de forma virtual, a reunião do júri nacional do Programa Bandeira Azul Brasil, o prêmio internacional para praias, marinas e embarcações de turismo, que considerou 28 locais aptos a receber a premiação na temporada 2021/2022.
A Bandeira Azul, coloca a Praia Grande e Penha no mapa das melhores praias do mundo. “Este selo garante uma praia limpa, segura, com qualidade de água, serviços e infraestruturas adequadas. Desta maneira, busca compatibilizar a preservação dos ecossistemas e a educação ambiental para um turismo sustentável e serve de modelo, além de padrão para estruturar todas as praias da cidade”, garante Cleber Neumann, secretário de Turismo.
Os classificados pelo Júri Nacional terão a sua candidatura encaminhada ao Júri Internacional, que se reúne em setembro para a escolha dos contemplados. A divulgação final dos resultados será realizada em outubro e a cerimônia de entrega das bandeiras acontece em novembro, no início da temporada de verão no hemisfério sul.
Para se qualificar para o Prêmio Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, seguranças e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. O principal objetivo do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, empresários do seguimento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em qualidade e proteção ambiental.
Praias indicadas para a temporada 2021/2022:
- Praia da Bacia da Vovó, Penha – SC
- Praia da Saudade, Penha – SC
- Praia Grande, Penha – SC
- Praia do Tombo – Guarujá, SP
- Prainha, Rio de Janeiro – RJ
- Praia da Reserva, Rio de Janeiro – RJ
- Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador – BA
- Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC
- Praia do Peró, Cabo Frio – RJ
- Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC
- Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC
- Praia de Piçarras – Balneário Piçarras – SC
- Praia de Guarajuba, Camaçari – BA
- Praia de Itacimirim, Camaçari – BA
- Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC
- Praia de Mariscal, Bombinhas – SC
- Praia da Conceição, Bombinhas – SC
- Prainha, São Francisco do Sul – SC
- Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC
- Praia da Sereia, Vila Velha – ES
- Praia do Sossego, Niterói – RJ
- Praia do Patacho, Porto de Pedras – AL
Marinas indicadas para a temporada 2021/2022:
- Marina Costabella – Angra dos Reis, RJ
- Marinas Nacionais, Guarujá – SP
- ICSC, Florianópolis – SC
- Marina Kauai, Ubatuba – SP
- Tedesco Marina – Balneário Camboriú – SC
- Marina Itajaí, Itajaí – SC