Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Barra Velha Conselho Gestor do Parque Caminho do Peabiru se reúne

O Conselho Gestor do Parque Peabiru se reuniu na tarde de hoje, 16 de abril de 2025, na sala de reuniões da FUMTEC, para a sua reunião ordinária. A nova composição, empossada em março, já está em plena atividade e comprometida com a entrega de resultados. Formado por representantes do poder público e da sociedade civil organizada, a reunião contou com a presença de conselheiros membros da FUNDEMA, SEMEC, FUMTEC, Procuradoria do município, Corpo de Bombeiros Militar, ACDI, Associação de moradores da Quinta dos Açorianos, AHCAPE, UNIVALI e HUGATO.

Pela manhã, a equipe da FUNDEMA, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, realizou uma vistoria no perímetro e nas trilhas internas do Parque Natural Municipal Caminho do Peabiru. Durante a vistoria, foram analisadas as condições da área, incluindo resíduos sólidos irregulares, focos de incêndio, sinais de invasões e estruturas de prevenção, como aceiros. A equipe também conversou com moradores para levantar informações e reforçar o diálogo com a comunidade.

A ação faz parte do Grupo de Trabalho Prevenir e Mitigar, ligado ao Conselho Gestor do Parque, com foco na segurança dos visitantes e proteção do patrimônio natural, além de elaborar planos de contingência para lidar com possíveis situações de risco que possam comprometer a integridade do parque e a segurança de quem o frequenta.

O trabalho do Conselho Gestor já gerou produtos que estão sendo usados para divulgação do Parque e educação como o catálogo Parque Caminho do Peabiru, disponível em formato digital e impresso em locais como Fundema, FUMTEC, Biblioteca municipal e Centro Cultural Casa de Palmito. Esse é o primeiro catálogo de ampla distribuição para apresentar o Parque para a população de Barra Velha e turistas. A equipe de produção do catálogo também criou um site que reúne informações extras sobre o Parque e sua riqueza ecológica e histórica.

 

Imagem: Prefeitura de Barra Velha