Barra Velha faz alerta no Dia Nacional do Diabetes


PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira, 26 de junho, é celebrado o Dia Nacional do Diabetes, uma doença crônica que afeta quase duas mil pessoas em Barra Velha. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde orienta a população com o objetivo de prevenir o surgimento de novos casos e auxiliar no tratamento dos pacientes já atendidos no município.

O diabetes é causado pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio responsável pela regulação dos níveis de glicose (açúcar) no sangue, garantindo energia para o organismo. A deficiência se apresenta de duas maneiras: hereditária, no tipo 1, diagnosticada com mais frequência em crianças com idade entre 10 e 14 anos e o tipo 2, quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida.

Os sinais e sintomas da síndrome variam de acordo com a tipologia diagnosticada. Fome frequente, sede constante e vontade de urinar várias vezes ao dia destacam-se nas duas categorias.

A detecção e tratamento do diabetes é feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros, com acompanhamento clínico médico e orientações de enfermagem, alinhado ao fornecimento gratuito de medicações e insulina, se necessário.

 

Imagem: Prefeitura de Barra Velha