Nesta semana, a Secretaria de Assistência Social de Barra Velha, promoveu uma reunião estratégica com diversas equipes técnicas e representantes de órgãos públicos para alinhar ações integradas de atendimento à população em situação de rua no município.
O encontro contou com a participação da equipe de referência do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), representantes das unidades de Alta e Média Complexidade, a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a equipe de Abordagem Social, o Secretário de Assistência Social, José Idemar Trevisani, a Diretora de Assistência Social e assistentes sociais da Secretaria Municipal de Saúde, que estiveram presentes em nome da Secretária Municipal de Saúde, Lilian Ramos Gervasi.
Durante a reunião, foi definido que um veículo oficial, devidamente identificado, circulará pelas ruas da cidade realizando ações de busca ativa. A equipe móvel será composta por dois profissionais da Abordagem Social e uma técnica (assistente social ou psicóloga) das secretarias envolvidas. Todos estarão identificados com crachás funcionais. As abordagens ocorrerão no período da manhã e/ou da tarde, com foco no cadastramento de pessoas em situação de rua e o início de um processo de triagem, possibilitando a aplicação de medidas de intervenção adequadas.
As ações seguirão um protocolo em três etapas: abordagem, acolhimento e encaminhamentos, de acordo com as necessidades específicas de cada caso. O atendimento por demanda espontânea ficará sob responsabilidade do CREAS.
A Prefeitura reforça que todas as iniciativas serão conduzidas em conformidade com as diretrizes das Políticas Públicas de Assistência Social e de Saúde, garantindo o respeito aos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade.
Imagem: Prefeitura de Barra Velha