O Major Bombeiro Militar João de Moura Miranda, comandante do quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Navegantes, está comandando a equipe catarinense em território gaúcho. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciou o apoio ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), na manhã da última quarta-feira (06), para o atendimento aos cidadãos atingidos pelas intensas chuvas ocorridas no estado vizinho (assista ao vídeo abaixo).
Estão empregados 21 bombeiros militares especialistas, pertencentes às equipes de Forças-Tarefas dos batalhões de Itajaí, Tubarão, São José, Xanxerê e Rio do Sul; eles se apresentaram na cidade de Lajeado. Foram deslocadas ainda seis viaturas 4×4, um caminhão de abastecimento, cinco embarcações, uma mini-retro-escavadeira e três cães de busca, além de cinco bombeiros militares do batalhão de operações aéreas e o helicóptero Arcanjo 01.
A Polícia Militar de SC também enviou uma equipe do Batalhão de Aviação (BAPM), com o Águia 04, comandada pelo major Jacques Henrique. Os policiais estão dando apoio na força tarefa de resgate e ajudam aos atingidos no envio de alimentos, roupas e agasalhos aos atingidos. As equipes permanecerão em solo gaúcho até quando for necessário.
Diante dos prejuízos enfrentados por diversos municípios do Rio Grande do Sul, com a passagem do ciclone extratropical e fortes chuvas que ainda deixam cidades alagadas, campanhas de doações estão sendo organizadas para ajudar a população afetada pela maior tragédia climática da história do Estado. Conforme balanço na manhã deste domingo (10), há 43 mortes, 46 desaparecidos. Entre desalojados e desabrigados, há cerca de 15,5 mil pessoas. No total, 88 municípios foram afetados.
As doações podem ser deixadas nos postos ou quartéis da Polícia Militar em todos os municípios até a sexta-feira (15), depois serão encaminhadas para as Associações dos Municípios em todas as regiões onde será feito o recolhimento no dia 18. Os itens mais necessários neste momento são roupas de cama e produtos de higiene pessoal e limpeza.
O secretário de Estado da Assistência Social do Rio Grande do Sul, Roberto Fantinel, agradece o apoio recebido e afirma que toda a doação é bem-vinda, e que quem preferir pode fazer sua doação em dinheiro pelo pix com a chave 14.137.626/0001-59 que é o CNPJ do governo gaúcho.
.
.
Imagem: CBMSC / PMSC