[VÍDEO] Bombeiros Cabo Amorim e cachorra Moana, de Penha, localizam corpo e seguem nas buscas em cidade do Rio Grande do Sul


PUBLICIDADE

O Binômio (Bombeiro e Cão) do Corpo de Bombeiros Militar de Navegantes está na cidade de Cruzeiro do Sul, em apoio nas missões de busca por pessoas desaparecidas na catástrofe que assola o Rio Grande do Sul. Moana possui certificações nacionais regulamentadas pelo Conselho Nacional de Bombeiros Militares do Brasil para a busca por pessoas vivas e em óbito. A dupla que já atuou em outras catástrofes de repercussão nacional, permanecerá na região por cerca de oito dias, quando haverá o revezamento dos Binômios. Além de Amorim e Moana, outros quatro Binômios foram empregados na missão.

As águas baixaram na região delimitada para busca, permitindo atuação em segurança do Cabo Amorim e Cão Moana – que são residentes de Penha. A área foi dividida em cinco quadrantes de aproximadamente 6 mil metros quadrados por quadrante. Cada binômio ficou responsável pela varredura de uma área. Nos primeiros 25 minutos de busca, a labradora Moana demonstrou interesse ativamente em um ponto com muitos galhos de árvores, tentando adentrar ao espaço confinado e latindo ininterruptamente para sinalizar ao Cabo Amorim a fonte principal de odor humano em decomposição.

Imediatamente, o condutor iniciou a retirada de galhos de arvore até visualizar as pontas dos dedos da vítima. A equipe de extração foi acionada e iniciou o trabalho de remoção dos resíduos, porém com o deslocamento de solo o corpo afundou ainda mais na lama não sendo possível vê-lo. O Binômio realizou nova varredura no local e a Moana sinalizou novamente com latidos dois metros ao lado do primeiro ponto. O condutor Cabo Amorim novamente retirou galhos e troncos de árvore e então visualizou o pé da vitima. A equipe de extração retomou os trabalhos e foi possível a retirada do corpo do local. O cão demonstrou interesse em outros pontos, que terão atuação da equipe de extração com o decorrer da operação.

.

.

Imagem: CBM/SC