Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Bombeiros Militares de Penha iniciam “Operação Alerta Vermelho”

Esta semana o Corpo de Bombeiros Militar de Penha iniciou a Operação Alerta Vermelho, que ocorre desde esta terça-feira (27) e vai até 08 de julho.

A Operação Alerta Vermelho consiste em visitação de Bombeiros Militares juntamente com Bombeiros Comunitários em residências, escolas e empresas a fim de realizar uma análise da segurança destas edificações, bem como prestar esclarecimentos sobre os pontos vulneráveis da mesma e o que se poderia fazer para evitar sinistros, notadamente no uso da energia elétrica, GLP, combustíveis, velas e fogões a gás e a lenha e os sistemas de segurança contra incêndio e pânico, corrigindo e intensificando a percepção de situações de risco da população;

Leia essas dicas simples e esteja mais preparado para evitar e lidar com situações de emergências.

– Prevenção com Eletricidade
Um dos maiores causadores de incêndios em Santa Catarina é a instalação elétrica usada de forma inadequada. Um exemplo comum é colocar um chuveiro mais potente em um sistema com fiação mal dimensionada. Neste caso a fiação poderá superaquecer o que pode provocar um incêndio. Evite incidentes e fatalidades, só realize instalações elétricas com profissionais capacitados.

– Prevenção com gás de cozinha
Para evitar emergências com gás de cozinha recomenda-se colocar o botijão fora da edificação, local mais seguro em caso de vazamento. A mangueira flexível de gás deve ter no máximo 80cm, para comprimentos maiores utilizar mangueiras específicas. A mangueira tem validade máxima de cinco anos.

Outra recomendação é sempre ao trocar o botijão verificar se não há vazamentos. Com uma esponja e sabão verifique se não há formação de bolhas. Não utilize fósforos ou isqueiro para verificar vazamentos. Caso o vazamento persistir recomenda-se trocar a válvula ou o botijão. Caso sentir cheiro de gás em casa NÃO ligue a luz. Qualquer aparelho pode gerar uma faísca e causar uma explosão. Inclusive acender a lanterna de um celular pode fazer esse efeito. Neste caso abra as janelas para ventilar o ambiente e feche o registro do gás.

 

Imagem: Bombeiros Militares de Penha