Na tarde deste sábado os Bombeiros Militares de Navegantes receberam um aviso solicitando que ficassem de prontidão no quartel para receber uma criança em parada cardiorrespiratória. Em alguns minutos chegou ao local um carro trazendo o menino M.R.O.S., de sete anos de idade. Segundo seu pai, a criança teria engolido um apito e havia perdido a consciência há poucos minutos.
O menino estava inconsciente e apresentava tom azulado da pele das extremidades do corpo, porém ainda tinha pulso. Foi iniciado o procedimento de reanimação cardiopulmonar pelos bombeiros que estavam de prontidão e pela guarnição do helicóptero Arcanjo-03, que também se encontrava no quartel.
Foram cerca de 50 minutos de muito trabalho, massagem toráxica, medicação e oxigenação forçada, foi constatado pelo médico que o menino havia recuperado a função respiratória e cardíaca, tendo sido a parada cardiorrespiratória revertida com sucesso. Durante o procedimento, o menino expediu o apito, um objeto cilíndrico de aproximadamente 3 centímetros de cumprimento e dois milímetros de espessura, possivelmente – segundo os bombeiros – de algum brinquedo.
Após estar em quadro clínico estável, o menino foi conduzido ao Hospital Pequeno Anjo para cuidados médicos.
Imagem: Bombeiros Militares de Navegantes