O Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) recebeu nesta semana uma denúncia de crime por maus tratos a um animal. A equipe de fiscalização do IAN fez a apuração, baseada nas imagens que mostram o tutor conduzindo o cachorro pela estrada numa tentativa de enforcamento.
Diante do registro, foi constatada a agressão e o infrator foi autuado por crime ambiental e responderá administrativa, civil e criminalmente, conforme as leis e atos normativos, enquadrado no Art. 29, do Decreto 6514/08, que descreve a prática de atos de abuso, maus tratos, ferir e mutilar animais silvestres, domésticos, nativos e exóticos.
O superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, relatou que o animal foi recolhido e o tutor perdeu a guarda do animal. Além disso, a Polícia Civil vai instaurar um processo de investigação e conduzirá o caso.
“Foi uma ação conjunta do IAN com Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (Daba) e a Polícia Militar. O animal foi recolhido e está numa casa de passagem até ser encaminhado para uma feira de adoção”, esclareceu o superintendente.
.