Calor, vento, chuva e queda de temperatura: previsão do tempo para os próximos dias indica clima agressivo em Penha e região
O sábado (23) iniciou com maior quantidade de nuvens e nevoeiros em áreas do centro/leste de SC, mas que se dissiparam ao longo da manhã em grande parte do estado dando lugar ao predomínio de sol. Entre a tarde e noite, o calor e a disponibilidade de umidade – além da instabilidade atmosférica – devem favorecer a formação de pancadas de chuva e temporais isolados, com maior probabilidade em áreas do centro/leste de SC. As temperaturas seguem altas, marcando entre 36/38°C no Extremo Oeste, 32/34°C no Meio-Oeste, 30/32°C no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte e entre 25°C e 28°C.
No decorrer do domingo (24), uma frente fria com trajetória oceânica altera o padrão de ventos e temperaturas ao longo do litoral catarinense. A temperatura máxima não deve ir além de 30° em Penha, e o vento passa a soprar do quadrante sul, se intensificando durante à tarde e noite, com rajadas de até 45 km/h a partir das 15h. Em função disso, as temperaturas ficam menores à tarde, comparadas aos dias anteriores. Há condição para chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite, o que derrubará a temperatura máxima para 23° na segunda-feira, máxima que deverá se manter ao longo de toda a semana, enquanto as mínimas não devem passar dos 15°.
A chuva marca presença entre segunda e quarta-feira principalmente, com volumes de 12mm de precipitação. As rajadas de vento estão previstas para retornarem na manhã da quarta-feira(27), sendo que a tarde, por volta de 15h, a força deve atingir pico de 60km/h.
Imagem: arquivo / Penha Online