Conforme já adiantado pelo Penha Online no último domingo(17), Santa Catarina está tendo o desenvolvimento de um veranico, combinado a instabilidades na atmosfera, favorecendo uma onda de calor intenso. Conforme as áreas em laranja do mapa desenvolvido pela Defesa Civil de Santa Catarina, o risco é alto para desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, principalmente durante o período da tarde, com temperaturas acima da casa dos 30 °C no estado, se aproximando dos 40 °C no Oeste, Norte e Litoral Sul.
Nesta terça, os ventos sopram com intensidade fraca a moderada, de quadrante sul/leste no litoral e do quadrante noroeste no restante do estado com rajadas entre 45 e 60 km/h. Em Penha, o pico da força do vento deve ser registrado entre 15h e 18h, atingindo média de 37km/h. A temperatura máxima no Litoral Norte não deve passar de 29° até a sexta-feira(15), para então chegar a 32° no sábado (16) e 31° no dia seguinte.
Os ventos voltam a marcar presença entre a tarde e a noite do domingo, o que deve trazer chuvas na segunda-feira(18), derrubando a temperatura máxima para 23°.
Imagem: Defesa Civil de SC