A Câmara de Vereadores de Penha aprovou na noite de ontem (segunda-feira, 24) por unanimidade a reposição salarial dos servidores públicos municipais (PLO nº 02/2022) e também a readequação do salário dos professores da Rede Municipal de Ensino ao piso nacional da categoria (PLC nº 01/2022).
Com isso, seguindo obrigatoriedade imposta a nível nacional os professores terão a reposição de 33,23%. Os demais servidores municipais, quem não tinham correção salarial desde o ano de 2019, receberam uma revisão salarial de 21,36% – valores retroativos ao mês de janeiro de 2022, que é a data base do funcionalismo público municipal de Penha, contemplando também os agentes políticos.
A votação ocorreu durante a 1ª Reunião Extraordinária, convocada exclusivamente para votar os dois projetos do Executivo em Regime de Urgência, o que ocorreu logo após a primeira reunião ordinária do ano no Legislativo Penhense.
Dezenas de servidores e professores acompanharam presencialmente a votação que foi a primeira sob a presidência de Maurício da Costa (MDB), o Lito. “Quero agradecer os votos de confiança que me permitiram chegar à presidência desta casa…Também queria agradecer a todos os servidores da casa, pois fui muito bem recebido como presidente”, destacou.
1ª Reunião Ordinária
Antes da reunião extraordinária que aprovou a revisão salarial dos servidores, a Câmara de Vereadores de Penha realizou a reunião solene (1ª Reunião Ordinária) de instalação da Sessão Legislativa Anual, marcando o retorno do recesso parlamentar e também proclamando a composição das Comissões Legislativas Permanentes.
Um dos destaques foi a participação do prefeito Aquiles da Costa (MDB) e da vice-prefeita e secretária da Educação Maria Juraci Alexandrino (MDB) que utilizaram a tribuna em pronunciamento dirigido aos vereadores e à população penhense.
O chefe do Executivo comentou sobre as dificuldades enfrentadas pelo município em 2021 devido a pandemia que afetou imensamente o turismo, uma das molas propulsoras da economia Penhense. “Nossa cidade foi a mais afetada da Amfri, com certeza”, ressaltou Aquiles. No entanto, o prefeito manifestou seu otimismo para o ano de 2022, principalmente com os recursos do Finisa, liberados pela Caixa Econômica Federal que permitirão a realização de várias obras de infraestrutura na cidade. “Esse ano realmente é um ano muito importante para cidade de Penha. Um ano de transformação e de muitas realizações e um ano que com certeza ficará marcado na história da nossa cidade”, considera.
A vice-prefeita Maria Juraci, por sua vez, comemorou as conquistas dos servidores públicos municipais e também dos professores, respectivamente com a revisão salarial e a readequação ao piso nacional, e também sobre a perspectiva das obras de infraestrutura que estão sendo realizadas na cidade. “É tempo de colheita. É tempo de vitória para o nosso povo. É tempo de mudança histórica…”, ressaltou a secretária de Educação.
.
.
.
.
Imagem: Câmara de Vereadores de Penha